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Laboratório de História Oral e Imagem, rede de pesquisa
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Descripción archivística
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Pedro da Maura, criado na região de Venda Nova em Belo Horizonte. Congadeiro, candomblecista, funkeiro e bacharel em antropologia. Divide sua pesquisa em duas frentes: na cultura popular como artista e nas ciências como pesquisador das organizações políticas de origem africana. Atento a necessidade de um conhecimento prévio e concomitante da realidade de África para se compreender a diáspora, aplica essa noção através de Beatriz Nascimento no estudo de caso do quilombo do Ambrósio em Minas Gerais. Ao longo de sua trajetória atuou exercendo formações políticas através da Cooperativa de Pesquisadores Populares, foi membro fundador do Centro de Convivência Negra da UFMG e artista residente da LAB BDMG. Atualmente desenvolve um mapeamento do funk de Belo Horizonte, enquanto aprofunda seus estudos sobre a origem dos quilombos em Angola.
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Institución archivística
*LABHOI/AFRIKAS
Atua como professora de História da Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais. Possui graduação (licenciatura) em História pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Mestre em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Doutorando no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGH/UNIRIO).Mestre em História pela Universidade Federal de São João del-Rei (2019 - PGHIS/UFSJ). Bacharel (2016) e Licenciado (2016) em História pela mesma universidade.Foi bolsista de iniciação científica do projeto "Memórias e Comunidades de Sentido: percursos historiográficos" (PROCAD/ CAPES / UFSJ, UFF e UFPA), de 2015 a 2016. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES), de 2013 a 2015.
Doutorando no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGH/UNIRIO).Mestre em História pela Universidade Federal de São João del-Rei (2019 - PGHIS/UFSJ). Bacharel (2016) e Licenciado (2016) em História pela mesma universidade.Foi bolsista de iniciação científica do projeto "Memórias e Comunidades de Sentido: percursos historiográficos" (PROCAD/ CAPES / UFSJ, UFF e UFPA), de 2015 a 2016. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES), de 2013 a 2015.
Doutorando no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGH/UNIRIO).Mestre em História pela Universidade Federal de São João del-Rei (2019 - PGHIS/UFSJ). Bacharel (2016) e Licenciado (2016) em História pela mesma universidade.Foi bolsista de iniciação científica do projeto "Memórias e Comunidades de Sentido: percursos historiográficos" (PROCAD/ CAPES / UFSJ, UFF e UFPA), de 2015 a 2016. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES), de 2013 a 2015.
Graduada em História pela Universidade Presidente Antônio Carlos (2003), Especialização Lato Sensu em História de Minas Séc. XVIII e XIX pela Universidade Federal São João del Rei (2005) e Mestre em História pela Universidade Federal de São João del Rei- MG (2014).Atuou como tutora a distância na Universidade Federal de São João del Rei no curso de Aperfeiçoamento em Relações Étnico- Raciais (2009) e na especialização em Mídias na Educação (2012-2014) e, no curso de Aperfeiçoamento da Cultura e História Indígena (2014-15). Doutora em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora, 2017-2022.
LABHOI/AFRIKAS
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LABHOI/AFRIKAS UFJF
LABHOI/AFRIKAS UFJF
Laboratório de História Oral e Imagem (Labhoi-UFF)
Mestra (2021), Bacharel (2020) e Licenciada (2017) em História pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Foi Tutora na Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO-Brasil) em 2021. É pesquisadora cultural e ativista antirracista. Participa da Rede de Historiadorxs Negrxs, Grupo de Trabalho Emancipações e Pós-abolição em Minas Gerais, Instituto Cultural Marfisafro e Associação Afro-cambuquirense.
Mulher Preta da Periferia de Ouro Preto. Atriz, Historiadora, Pós-Graduada em Cultura e Arte Barroca, Possui Mestrado em História pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atualmente é aluna de Doutorado em História também pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atua como pesquisadora da Cultura Afrobrasileira e Africana.
Pedro da Maura, criado na região de Venda Nova em Belo Horizonte. Congadeiro, candomblecista, funkeiro e bacharel em antropologia.
Pedro da Maura, criado na região de Venda Nova em Belo Horizonte. Congadeiro, candomblecista, funkeiro e bacharel em antropologia. Divide sua pesquisa em duas frentes: na cultura popular como artista e nas ciências como pesquisador das organizações políticas de origem africana. Atento a necessidade de um conhecimento prévio e concomitante da realidade de África para se compreender a diáspora, aplica essa noção através de Beatriz Nascimento no estudo de caso do quilombo do Ambrósio em Minas Gerais. Ao longo de sua trajetória atuou exercendo formações políticas através da Cooperativa de Pesquisadores Populares, foi membro fundador do Centro de Convivência Negra da UFMG e artista residente da LAB BDMG. Atualmente desenvolve um mapeamento do funk de Belo Horizonte, enquanto aprofunda seus estudos sobre a origem dos quilombos em Angola.
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