Identity area
Type of entity
Authorized form of name
Parallel form(s) of name
Standardized form(s) of name according to other rules
Other form(s) of name
Identifiers for corporate bodies
Description area
Dates of existence
History
Places
Legal status
Functions, occupations and activities
Professora de História da África, do Programa de Pós-graduação em História Social (PPGHIS) e do Programa de Pós-graduação em Ensino de História (PPGEH) do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IH-UFRJ). Coordenadora do Laboratório de Estudos Africanos(LEÁFRICA) no IH-UFRJ. Atua desde 1992 com ensino de história da África, da diáspora africana e dos africanos no Brasil, em cursos de graduação e pós-graduação. Pesquisou em arquivos e centros de documentação na África, na Europa e no Brasil. Ministrou conferencias e publicou artigos, no Brasil e no exterior, sobre história da África, da diáspora africana e ensino de história da África e dos africanos no Brasil. Editora científica da área de Ciências Humanas da revista Ciência Hoje e Ciência Hoje das Crianças. Foi professora de História na Educação Básica na rede pública estadual do Rio de Janeiro e no Colégio de Aplicação da UFRJ(1984-2010) - onde dirigiu a formação de professores por oito anos. Coordenou a pesquisa na área de História no grupo técnico que redigiu o dossiê do Cais do Valongo a Patrimônio Mundial e foi consultora do projeto de Museu de Território na Pequena África para o Instituto de História e Cultura Afro-brasileira (IHCAB). Coordenadora-Geral de Articulação de Projetos e Internacionalização do Arquivo Nacional desde setembro de 2023.
Mandates/sources of authority
Internal structures/genealogy
General context
Relationships area
Access points area
Subject access points
Place access points
Occupations
Control area
Authority record identifier
Institution identifier
Rules and/or conventions used
ABNT, 2023;
ISAAR, 2004
Status
Level of detail
Dates of creation, revision and deletion
22/01/2025
Language(s)
- Spanish
- French
- English
- Portuguese